sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"Se achar triste ou com baixa disposição também é normal"

É pertinente termos em mente que nem todos os dias acordamos 100% e que muitas vezes sofremos ou nos submetemos( permitimos) que acontecimentos no decorrer do dia interfiram em nosso estado emocional.
às vezes acordamos com a sensação de que não dormimos bem e logo achamos que o dia não vai bem ou, em outras hipóteses, pensamos e nos indagamos se isso é depressão.
Não , não é depressão...isso é absolutamente normal...daí, vai de cada um saber dar um "chega pra lá" nesse baixo astral ou não permitir que outras pessoas e situações nos dominem a ponto de nos deixar tristes. Lembrando sempre que somos donos de nossas vidas e que amanhã será um outro dia. Vivendo um dia de cada vez.
O sinal de alerta só deve incomodar-nos quando o estado de tristeza é permanente e quando nos sentimos sem forças para mudar esse quadro sozinho.Daí, precisamos de ajuda.
Vejam o artigo sobre tristeza X Depressão extraído do site indicado.
Tristeza é uma falta de alegria, às vezes revelando mágoa ou aflição, por acontecimentos do dia a dia, que muitas vezes é confundido com depressão, que é um sentimento de apatia, falta de energia para as atividades diárias, falta ou excesso de fome, pensamentos negativos e repetitivos, falta ou excesso de sono, entre outros.


Hoje em dia, a mídia mostra que temos que estar extremamente feliz sempre, o que faz com que o ser humano busque essa incessante felicidade tão almejada, sem se dar conta que a felicidade completa é irrealizável e não é um estado de espírito permanente, tornando as pessoas cada vez mais insatisfeitas.

A tendência de todo ser humano é achar que tanto a felicidade quanto a infelicidade são eternas, quando estão passando por elas. Nem uma nem outra ficam para sempre. E estar consciente disso nos faz sentir melhor em relação à vida, esperando algo que está ao nosso alcance, sabendo que ambas fazem parte da vida.

Sentimentos negativos como angústia, tristeza, fazem parte da nossa natureza, o estado de tensão é necessário à vida, na realidade precisamos aprender a lidar com esses sentimentos.


Na ausência de sentimentos negativos como culpa, vergonha, arrependimento, remorso, haveria um enfraquecimento das normas morais de convivência. Seria um caos completo.



Esses sentimentos citados acima fazem parte da nossa vida, porém a depressão é uma doença que deve ser tratada, pois ela torna difícil a vida social, limitando a possibilidade de vida. É necessário encontrar um sentido na vida de cada um. Um tratamento psicoterápico é muito importante, pois traz à tona, sentimentos guardados, engolidos e que levam o ser humano a limitar sua existência.