As essencias, quando entram pelas nossas narinas, acessam o sistema límbico que é responsável pela memória, emoções e sentimentos.
Que delícia aquele cheirinho de bolo! Logo, nos lembramos dos doces e aconchegantes momentos dos "cafés da tarde" , para alguns "na casa da vovó´"
Guardamos diversas memórias olfativas e a maioria delas nos remete às diversas lembranças que muitas vezes nem nos damos conta, mas ficam registradas em nossa memória.
O olfato é um dos sentidos mais marcantes do ser humano, tanto que quando uma pessoa sente determinado cheiro novamente, ela é capaz de reviver emoções vividas anteriormente.
Hoje em dia fala-se em marketing olfativo,que é a preocupação que algumas empresas e marcas têm em registrar boas memórias no consumidor de forma a atraí-lo.
Algumas essencias, inclusive, guardam relaçãoes fitoterápicas e estudadas pela aromaterapia.
Cada pessoa também possui odores individuais, o que está relacionado a diversos fatores, especialmente à alimentação, temperatura corporal e sistema indócrino.
É comum o mesmo perfume exalar cheiro diferente quando aplicado em pessoas diferentes e é por isso que as pessoas acabam sendo lembradas pelo seu perfume.
O perfume pode se tornar sua marca registrada - fazer parte de seu marketing pessoal!!!