sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Aromaterapia e óleo essencial

Aromaterapia: o perfume curador

Os aromas são descritos por quase todas as antigas civilizações: incensos, óleos essenciais e perfumes tanto para a cosmética quanto para os ritos mágicos ou na cura espiritual. Contudo, a moderna visão da aromaterapia surgiu há mais de 70 anos, a partir de um acidente. O químico francês Gattefossé queimou seriamente a mão e, instintivamente, mergulhou-a em uma vasilha contendo óleo essencial de lavanda. O aromaterapia, óleo essencial, massagem, nei naiffferimento cicatrizou rapidamente, em poucos dias, sem deixar marcas. Depois, junto com os médicos franceses Belaiche, Lapraz e Valnet realizaram várias pesquisas sobre as propriedades medicinais, aplicaram em pacientes com doenças graves. Porém, a pioneira em introduzir uma visão holística foi a bioquímica Margaret Maury, desenvolvendo métodos de aplicação (massagem, inalação, chás).

Como agem?

Os óleos essenciais estimulam, através do olfato, o sistema nervoso central, o cérebro, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes. Quando usados na pele, suas propriedades medicinais penetram nos poros atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático, chegando aos órgãos. Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano; suas características também auxiliam na elevação espiritual, no relaxamento, na meditação e na sensação de bem estar. Todo óleo essencial deve ser diluído em um carreador antes de qualquer aplicação, isso evita possível irritação na pele ou narina.

Repertório básico

Óleo essencialPlano físicoPlano psíquicoPlano espiritual
Gerânioantidepressivoautoconfiançaelevação
Bergamotaanalgésicoautoestimaequilíbrio
Alecrim adstringenteautocríticalimpeza
Rosasdepurativoamor-próprioharmonia
Tea Treeantissépticoautocuraintuição
Lavandabactericidaautorrenovaçãoproteção
Esclareiahomeostáticoautoconhecimentopaz

Dicas (1)

Massagem. Misture 9 gotas de óleo essencial para cada 10 ml (2 colheres [chá]) de óleo de amêndoa doce. Pode-se usar as 9 gotas do mesmo óleo essencial ou, se optado por uma mistura, 3 gotas de cada tipo. Esta quantidade é mais do que suficiente para se aplicar numa região corpórea; contudo, se for fazer uma massagem no corpo inteiro, sugiro triplicar a medida. 
  • TPM - fazer a receita básica (acima) com uma mistura de óleo essencial de lavanda, rosa e alecrim. Antes de dormir, aplique massagens regulares, suaves, por alguns minutos, em todo o abdômen e no púbis. Depois de terminado, friccionar novamente as duas mãos até esquentar e inale profundamente por três vezes o aroma.
Ambiente. A razão de eu gostar tanto da aromaterapia é porque ela é múltipla em todos os sentidos, pois com um simples óleo essencial podemos tanto acalmar uma pessoa como limpar nossa casa! 
  • Cozinha, banheiro - após a limpeza habitual passe um pano umedecido em uma solução de 1 litro de água morna com 10 gotas (cada) de óleo essencial de tea tree (melaleuca) e lavanda.